Com mais de 50 anos de fundação, a IconMaq nasceu da necessidade de produzir máquinas e equipamentos para a cerâmica do sul catarinense, em 1972. Foi para a Cecrisa que a empresa idealizou a primeira prensa e outros equipamentos periféricos como decoradora, moinhos e esmaltadeira, assim como o primeiro atomizador 100% nacional. Esses equipamentos eram importados da Alemanha e Itália.
Nos anos seguintes, até a década de 80, com parque fabril na cidade de Criciúma e a instalação da primeira mandrilhadora do sul catarinense a produção de equipamentos teve forte ascensão. Foram comercializadas as primeiras linhas cerâmicas completas para fora de país, a primeira linha de cerâmica contínua 100% brasileira e o seu primeiro secador a rolos.
Ainda nos anos 80, buscou tecnologia para a fabricação de moto niveladoras MC 50, bem como a ampliação do seu portfólio, que passou a fornecer equipamentos para o setor de carvão mineral e posicionou-se na vanguarda no uso do gaseificador com carvão vegetal para a operação dos fornos cerâmicos, que buscavam por fontes alternativas de energia, devido à crise do petróleo. Nesta mesma década, tornou-se licenciada da marca alemã Hazemag e ampliou os produtos para o segmento de mineração.
Nos anos 90, a IconMaq passou a produzir gerador de ar quente para atomizadores via queima de carvão mineral em leito fluitizado, com tecnologia desenvolvida pela Cientec/RS. Nesta década garantiu crescimento e estabilidade financeira para a empresa.
AAtenta as necessidades das indústrias, nos anos 2000, adaptou seus fornos, secadores e equipamentos periféricos para a produção de telhas via seca. A ação revolucionou o mercado de telhas. Também produziu secadores de levedura de grande porte para a sucroalcooleira Altec, que dispôs de parte da sua tecnologia.
Atualmente a IconMaq Soluções Industriais, fabrica máquinas e equipamentos e peças de reposição, bem como desenvolve projetos especiais de acordo com a necessidade do cliente. Investe em inovação e tecnologia e abastece os segmentos de cerâmica, cimento, mineração, energia e agroindústria, visando fomentar a indústria brasileira e desenvolver a economia do país.
Com ética, dedicação, investimento constante em inovação e intercâmbio de tecnologia, a empresa alcançou posições de liderança nos segmentos em que atua. Unindo tradição e experiência, tornando-se assim uma referência no mercado.
O resultado de todo o investimento em conhecimento, equipe, qualidade, responsabilidade ambiental e projetos sociais se materializaram através de premiações no setor e a conquista do certificado de qualidade na Norma NBR ISO 9001:2015 em suas operações.
Oferecer soluções industriais com tecnologia e excelência, atendendo e superando as expectativas dos clientes, colaboradores e acionistas, tornando o nosso negócio cada vez mais sólido e sustentável.
Ser referência em soluções industriais nos segmentos em que atua, com foco na Inovação Tecnológica e na Excelência dos seus processos, entregando produtos e serviços competitivos e eficazes aos clientes.
Ética; Respeito; Comprometimento; Credibilidade e Tradição.
Oferecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades e os requisitos de nossos clientes, com base em um sistema de gestão da qualidade. Atender as expectativas e desenvolvimento de nossos acionistas, colaboradores e fornecedores, em um processo de melhoria contínua, respeitando e preservando o valor intelectual das pessoas e o meio ambiente.
Fazendo parte das Empresas Icon e em conjunto com a Icon Moldes e Matrizes, a IconMaq tem uma grande história para compartilhar, confira:
Nascia a Industrial Conventos Ltda para atender a indústria cerâmica do sul catarinense. O Sr. Hilário Accioly de Freitas foi quem fundou a empresa, ao identificar essa oportunidade de mercado em um país ainda sem abertura ao comércio internacional. Inicialmente, ela operava com os serviços de manutenção, mas o fundador também percebeu a necessidade de produzir máquinas e equipamentos sob encomenda para o setor.
O ano de 1974 foi decisivo para a Industrial Conventos. Com a estruturação da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, a empresa passa a atender o setor cerâmico com os serviços de produção. Foi para a Cecrisa que a Conventos idealizou a primeira prensa e outros equipamentos periféricos como decoradora, moinhos e esmaltadeira. Antes, esses materiais eram importados de países como Alemanha e Itália, com preços superiores. A prensa produzida pela Industrial Conventos foi apresentada na primeira feira da história da empresa: a X Feira da Mecânica, realizada no Parque Anhembi/SP.
A Industrial Conventos produziu o primeiro atomizador 100% nacional. O equipamento é usado pela indústria cerâmica para secagem de argila, que até então, era importado da Itália.
Com a crise do petróleo, a busca por fontes alternativas de energia foi acelerada. Nesse período, a Industrial Conventos posicionou-se na vanguarda no uso do gaseificador com carvão vegetal para a operação dos fornos cerâmicos. O primeiro gaseificador também foi instalado na Cecrisa. Durante os dez anos seguintes, Porto Bello, Cemaco (Vectra), além das cerâmicas Eldorado e Portinari, passaram a utilizar o mesmo equipamento.
Com tecnologia adquirida por meio de uma parceria com a empresa Kopex da Polônia, a década marcou o início dos trabalhos de beneficiamento de carvão mineral.
A década de 80 também marcou a comercialização da primeira linha cerâmica completa para fora do país. O destino foi a cerâmica Celima do Peru. Além dos equipamentos, a Celima adquiriu o know how cerâmico da Industrial Conventos, por meio de uma parceria com a Cecrisa.
Ocorre a venda das primeiras prensas para o interior do estado de São Paulo. Com isso, a Industrial Conventos passou a fomentar o desenvolvimento do setor cerâmico de revestimento naquela região. O início da produção de lajotas no estilo colonial comprovou esse avanço.
A partir de uma demanda apresentada pelo governo catarinense, a empresa foi em busca de tecnologia para a produção de moto niveladoras MC 50.
É montado um dos primeiros fornos a rolo contínuos produzidos no Brasil. A instalação do equipamento ocorreu na Indústria Vectra. Foi a partir dessa montagem que nasceu a “IC Rapid – a primeira linha de cerâmica contínua 100% brasileira”. Com ela, os fornos são abastecidos durante 24 horas. A IC Rapid consolidou a Industrial Conventos no modelo chamado pelo mercado de “turn key”, que significa estruturar completamente a empresa e entregar as chaves nas mãos do proprietário. Esse pioneirismo contribuiu para transformar o sul catarinense no maior polo da indústria cerâmica do Brasil e da América Latina.
Com o surgimento da IC Rapid – a primeira linha de cerâmica contínua 100% brasileira e o avanço nacional e internacional da empresa, a Industrial Conventos decidiu reposicionar a sua marca para o mercado, aprimorando a comunicação com seus stakeholders. Nasceu o nome mercadológico “Icon”, e o primeiro logotipo da organização.
Com a inauguração da Cerâmica Portinari em Criciúma, mais uma unidade da Cecrisa que era considerada na época o maior grupo cerâmico do mundo, a Icon entregou para o mercado o seu primeiro secador a rolos.
As Empresas Icon ampliaram o seu portfólio, fornecendo equipamentos para o setor de carvão mineral.
Icon tornou-se licenciada da marca alemã Hazemag para ampliar o seu portfólio de equipamentos para mineração. A Icon com isso poderia adquirir tecnologia e utilizar a marca da licenciadora.
A década foi marcada pela expressiva venda de linhas contínuas completas para a indústria cerâmica nacional.
Com uma parceria estabelecida com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a Cientec, a Icon passou a produzir gerador de ar quente para atomizadores via queima de carvão mineral em leito fluitizado. Essa tecnologia estava sendo desenvolvida pelo órgão. O produto foi decisivo para as atividades comerciais na Indústria década de 90. Esse gerador foi instalado em várias indústrias cerâmicas da região sul catarinense.
No mesmo ano em que o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, consolidava o “Plano FHC”, com o objetivo de estabilizar a economia brasileira, teve origem as marcas “Icon Estampos e Moldes”, “Icon Máquinas” e demais nomenclaturas, apontando também para um novo momento da organização. O posicionamento claro com relação a esses produtos, reafirmou a intenção da Icon de se solidificar na produção de itens que garantiriam crescimento e estabilidade financeira para a empresa.
A Icon Maq adaptou os seus fornos, secadores e equipamentos periféricos para a produção de telhas via seca. O sistema era uma novidade, fruto de uma aposta e parceria com a cerâmica Cejatel de Jaguaruna/SC. A iniciativa revolucionou o mercado de telhas por reaproveitar as linhas contínuas, agilizando a produção e reduzindo a perda de materiais.
A sucroalcooleira Altec solicitou à Icon Maq a produção dos equipamentos para a ampliação do seu parque fabril no Brasil. A Altec dispôs de parte da sua tecnologia para esse trabalho. Com isso, foram produzidos três secadores de levedura de grande porte. Desde então, outras indústrias do mesmo segmento demandaram os secadores Icon Maq, permitindo a entrada nesse ramo.
A busca permanente por uma comunicação clara com o mercado, levou a Icon a reposicionar a marca IconMaq. Uma nova identidade visual, audiovisual e outros materiais de apresentação do portfólio foram resultado desse trabalho.
Prestes a completar 50 anos de fundação, a IconMaq realiza uma ampliação do parque fabril, projeta e fabrica o maior secador de minérios do mundo.
Inaugura a segunda unidade fabril em Criciúma, localizada no Bairro Sangão. Essa expansão marca a celebração de cinco décadas de crescimento, superação, visão de futuro e trabalho com respeito aos clientes, fornecedores, colaboradores e toda a comunidade.
Mande seu currículo e tenha a chance de trabalhar na empresa que respira soluções para a indústria.
Trabalhe ConoscoCookie de Consentimento:
Utilizamos cookies para analisar os acessos e melhorar a sua experiência. Você aceita os cookies das Empresas Icon?